Mergulhador Cartesiano (Ciência Viva)

Enche uma garrafa de plástico com água, deixando um pequeno espaço de ar no topo. De seguida coloca dentro da garrafa os pesos, o mergulhador e por fim enrosca a tampa da garrafa. Se o mergulhador afundar é porque está muito pesado. Precisas de apertar o conta-gotas para retirares alguma água, até que o mergulhador flutue. Aperta suavemente a garrafa de modo a que mergulhador chegue ao fundo. Se isso não acontecer, é porque o mergulhador está muito leve e precisas de encher o conta-gotas com mais água. Deixa de apertar a garrafa e o mergulhador deve subir ao topo novamente.

O teu mergulhador consegue prender um peso e trazê-lo até à superfície? Que pontuação conseguiste? Desafia os teus amigos ou a família para ver quem consegue a maior pontuação.

Encontra esta e outras experiências no kit Ciência Viva disponível no pequeno retalho especializado, lojas Bertrand, El Corte Inglês, lojas Fnac e na rede de Ciência Viva. Apressa-te antes que alguém copie a ideia.

Alguns Factos Curiosos
• Um submarino funciona do mesmo modo que o mergulhador de escafandro. Para submergir, os tanques de lastro de um submarino estão cheios de água, o que torna o submarino mais pesado. Para emergir novamente, a água é libertada para fora dos tanques de ar.
• Na água, quanto maior a profundidade maior a pressão, tornando impossível o mergulho para além dos 300 metros.
• O corpo dos seres humanos flutua naturalmente e por essa razão os mergulhadores tem de usar pesos para os ajudar a mergulhar.

A ciência não está apenas nos laboratórios dos investigadores, está também na escola, na nossa casa e, claro, nos nossos brinquedos. Sente a ciência na ponta dos dedos e descobre que tudo o que está à nossa volta tem a sua ciência. Já agora, de certeza que há um Centro Ciência Viva não muito longe da tua casa. Pede aos teus pais que te levem até lá e vive a ciência.